Loop nao funciona

Olá pessoal,

Estou com dificuldade em implementar um loop de repetição de agendamentos no AppSheet e queria entender se a abordagem que estou usando faz sentido ou se estou tentando forçar algo que a plataforma não suporta.

Tenho uma tabela chamada AGENDA onde cadastro atendimentos de pacientes. No formulário, o usuário informa a data inicial do atendimento, o tipo de repetição (semanal, quinzenal ou mensal), a quantidade de repetições e um campo contador do tipo Number, que começa em 1. A ideia é que o aplicativo gere automaticamente os próximos agendamentos com base nesses dados.

Atualmente o fluxo está montado da seguinte forma: ao salvar um registro na tabela AGENDA, um Bot é disparado. Esse Bot executa um Process, e esse Process executa duas Actions em sequência.

A primeira Action adiciona uma nova linha na própria tabela AGENDA, utilizando o tipo “Data: add a new row to another table”. Nessa nova linha, a data é calculada somando dias à data anterior, sendo 7 dias para repetição semanal, 14 dias para quinzenal e 28 dias para mensal. Nessa mesma Action, o campo contador é incrementado em mais 1.

A segunda Action é uma tentativa de retornar para o loop. Ela é do tipo “Data: execute an action on a set of rows” e referencia a linha AGENDA[_THISROW]. A intenção é que o processo volte a executar enquanto a condição for verdadeira.

Tanto no Bot quanto nas duas Actions, utilizei como condição a expressão contador menor que quantidade, esperando que, quando o contador atingisse o valor informado pelo usuário, o processo fosse interrompido.

O problema é que esse comportamento não está sendo respeitado. O loop não para, começam a ser criadas datas repetidas e, em alguns testes, o processo entra em um comportamento que parece infinito. Já tentei variações usando apenas Bot ou apenas Actions, mas o resultado é parecido.

poderia me ajudar?

I believe you should be able to do this using the following great tips on multiple rows adds by @Steve and other community colleagues.

https://discuss.google.dev/search?q=add%20rows%20%23appsheet%3Aappsheet-tips-tricks

2 Likes